Monumentos em Maceió que valem uma selfie


Letreiro Eu Amo Maceió
Criado para celebrar os 200 anos de Maceió, ele é ponto obrigatório para fotografias. O ponto turístico, que recebe diversos visitantes diariamente, participa de diversas campanhas ao longo do ano. Já vestiu xadrez na época junina, torceu pelo Brasil na Copa do Mundo e até abraçou ações como no mês de conscientização ao câncer de mama.
Onde está localizada: Av. Silvio Carlos Viana (mais conhecida como “rua fechada”)

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Jangadeiros Alagoanos
O monumento resgata a história de quatro jangadeiros que saíram de Maceió em direção ao Rio de Janeiro em uma jangada, há 96 anos, para homenagear o centenário da Independência do Brasil. A pequena embarcação, batizada “Independência”, era formada por apenas seis paus de madeira, um pequeno mastro com vela e não levava nenhum aparelho de navegação. Eles chegaram no Rio depois de 98 dias de viagem.
Onde está localizada: na Orla da Pajuçara (próximo a estátua de Graciliano Ramos)

Foto: Marco Antônio/Secom Maceió


Estátua de Graciliano Ramos
A escultura de Graciliano, que morreu em 1953, foi reproduzida de pé, como se estivesse caminhando no calçadão da Pajuçara, bairro onde ele morou. Feita pelo mineiro Léo Santana, o mesmo autor da escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade instalada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Onde está localizada: na Av. Silvio Carlos Viana (mais conhecida como “rua fechada”)

 

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Estátua de Aurélio Buarque de Holanda
O autor do famoso dicionário Aurélio nasceu em Alagoas e costumava frequentar a Praia de Ponta Verde com sua esposa, Dona Marina, e sua família. Por isso, ele foi eternizado sentado contemplando uma das orlas urbanas mais bonitas de Maceió.
Onde está localizada: Orla da Ponta Verde.

 

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Estátua de Paulo Gracindo
O eterno Odorico Paraguaçu, de “O Bem Amado”, foi homenageado com uma estátua de bronze também feita pelo escultor Léo Santana. Mesmo tendo nascido no Rio de Janeiro, o ator Paulo Gracindo veio morar em Maceió ainda criança, onde viveu por 20 anos, no bairro da Pajuçara.
Onde está localizada: Orla da Pajuçara (próximo ao hotel Best Western Premier Maceió) .

 

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Estátua Nise da Silveira
Nise da Silveira foi uma psiquiatra alagoana considerada referência no Brasil e no mundo. Nise ficou conhecida pela humanização no tratamento psiquiátrico ao utilizar, por exemplo, atividades recreativas com seus pacientes ao invés de choques elétricos.
Onde está localizada:  Corredor Vera Arruda, no Bairro de Jatiúca.

 

Foto: Marco Antônio/SECOM Maceió

Estátua Lêdo Ivo
O poeta alagoano foi o quinto ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Estreou na literatura em 1944 com As Imaginações, poesia, e no ano seguinte publicou Ode e Elegia, distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu muitos convites para representar o Brasil em congressos culturais e em para participar de encontros internacionais de poesias.
Onde está localizada: Posto 7, na orla de Jatiúca.