Artesanato em Alagoas

Kaio Fragoso

Kaio Fragoso/Ascom Sedetur

Que Alagoas traz cenários incríveis e belezas naturais famosas dentro e fora do Brasil todo mundo sabe. E para explorar todas as potencialidades nada mais justo o passeio começar por Maceió, a capital alagoana.

Além das famosas praias da extensa e linda orla da cidade, Maceió oferece gastronomia diferenciada e um rico artesanato que vai da renda às esculturas de madeira. Maceió tem belezas que ultrapassam expectativas, deixando em que a visita um sentimento forte de querer um dia voltar.

A diversidade também é ponto forte dessa cidade famosa por suas jangadas ao mar e pelas cores vibrantes de suas rendas bordadas a mão. O artesanato de Maceió traz a cultura de um povo forte e criativo que expõe em suas artes o orgulho de ser de onde é e colocam em cada peça as características peculiares de um lugar tão único e lindo como aqui, o paraíso das águas.

A variedade de materiais utilizados pelos artesãos impressiona: couro, ferro, fios, tecidos, madeira, fibras, semente de coco, barro e argila se transformam em peças únicas. Os maiores centros de compra de artesanato estão localizados na orla de Maceió, como a Feirinha de Artesanato da Pajuçara e o Pavilhão do Artesanato, por exemplo. Barraquinhas que oferecem de tudo, desde camisas a artigos de decoração.

Mais afastado das praias, mas não menos importante, encontra-se o Mercado do Artesanato de Maceió, no centro da cidade. Lá, a variedade é ainda maior.

Conheça os principais tipos de artesanato em Alagoas

FILÉ – RENDA
Pontal da Barra: o bairro das rendeiras. O colorido sem igual, trançados originais dão ao Filé uma característica tão peculiar, tão alagoana, considerado inclusive Patrimônio Imaterial Cultural. Além do Filé, é possível encantar-se com outros tipos de rendas como Bilro, Rendendê, Patchwork e Boa-noite.

FIBRA DA BANANEIRA
A partir da folha da bananeira é possível confeccionar bolsas, carteiras e artigos de decoração. Arte típica da Zona Rural de Maragogi, litoral norte do estado.

PALHA DO OURICURI
Artesanato típico do litoral sul alagoano. Depois de desfiada, a folha é transformada em diversos acessórios.

PALHA DE TABOA
Cores vivas e únicas, a planta dá vida a bolsas, tapetes e utensílios para casa. Arte comum de Feliz Deserto.

MADEIRA
A arte em madeira de Alagoas se destaca por suas famosas carrancas, famosas pela proteção aos navegantes do Rio São Francisco. Além delas, os artesãos alagoanos esculpem imagens religiosas e animais da fauna local.

SEMENTE DE COCO
Os coqueirais são motivos de orgulho para Alagoas. As sementes do coco são matéria prima para a criação de acessórios decorativos e esculturas.

ARGILA/BARRO
A vida do homem sertanejo retratada em esculturas. É a riqueza da cultura alagoana pelas mãos de seus artesãos.

FERRO
Estanho, alumínio, cobre, estanho, prata e zinco são transformados em peças originais. através das mãos dos mestres artesãos de Alagoas.

COURO
A identidade sertaneja ganha vida com o manuseio do couro. O material se transforma em peças únicas de vestuários e acessórios.