Este menu é uma celebração dessa terra que tanto amo. São sabores que evocam as raízes de nossa cultura mais ancestral, aliadas às influências da cozinha moderna internacional, respeitando os produtos de nossas regiões e a beleza histórica que nossa paradisíaca terra tem a oferecer.

São versões de receitas de famílias, quilombos, engenhos, pescadores e sertanejos.

Saboreie Alagoas.

Entradas

MUNGUNZÁ DO MAR Mungunzá de milho branco e amarelo com camarão, mexilhão, peixe, polvo, lula, castanha de caju ao molho de leite de coco com ervas frescas e pimenta biquinho.

SALADA DO ENGENHO Mix de folhas, queijo coalho, melancia, azeitonas pretas e ervas frescas ao molho de mostarda de Dijon com mel de engenho de Junqueiro e azeite extra virgem.

DADINHOS DE TAPIOCA Dadinhos crocantes de tapioca com queijo coalho e queijo do sertão, servidos com geleia de mocotó com pimenta da Tapera.

SURURU Sururu da Lagoa Mundaú ao leite de coco com cubinhos de inhame, cheiro verde, tomate, cebola, alho, pimenta de cheiro e urucum servido com farinha.

O CHEF RECOMENDA ENTRADAS SARGAÇO Camarões em coco torrado, tomate cereja, algas marinhas, mix de folhas ao vinagrete de hidromel de Fernão Velho, areia de castanha de caju e ervas frescas.

SIRICAJU Refogado de siri com caju à moda de Dona Rosa Batinga Ramalho, com chips de banana da terra com xerém de castanha, vinagrete de pimenta de cheiro flambado em cachaça de Campo Alegre.

FILÉ AO “POIVRE-DE-CHEIRO” Filé mignon ao molho poivre, aqui em versão com pimentas de cheiro nordestinas, servido com grude de tapioca à moda de Riacho Doce, abobrinha, pimenta biquinho e pipoca de feijão verde.

RISOTO DO SERTÃO Arroz arbóreo, carne do sol, cubos macios de abóbora, queijo coalho de Cacimbinhas, cachaça, manteiga de Batalha, rapadura de Junqueiro ralada, pimenta biquinho e de cheiro, queijo parmesão e ervas frescas.

CORDEIRO GUISADO Cordeiro guisado com vegetais ao açafrão-da-terra e urucum, servido com farofa de cuscuz de milho e pirão do cozido feito com farinha de mandioca.

COZIDO QUILOMBOLA Cozido à moda dos quilombos com costelinha de porco, paio, charque e galinha com banana da terra, quiabo, maxixe, abóbora servido com mingaupitinga* e arroz branco com pimenta biquinho.

FILÉ NEGRO Medalhões de filé mignon em crosta negra de funghi, servido com molho roti de vinho do vale do São Francisco e risoto de rapadura.

Pratos Principais

PEIXE À MODA DO CHEF Filé de peixe com camarões puxados em óleo de coco de Alagoas, ao molho secreto do chef, com purê de banana-da-terra, cuscuz de arroz, castanha de caju e ar de limão.

ARRUMADINHO DE POLVO Polvo do litoral alagoano cozido no vinho branco, feijão de corda, arroz, vinagrete, maxixe, cheiro verde, mandioca frita e queijo coalho grelhado ao aïoli cítrico.

MILAGRES/PROVENÇA Camarões do litoral alagoano flambados na cachaça ao molho provençal de tomate, cebola, salsinha, salsão, abobrinha, azeitonas negras, alho, azeite extra virgem e ervas de provance, servido com aligot* de macaxeira e azeite de cebolinha.

LINGUINE AO MAÇUNIM Maçunim do litoral alagoano com linguine italiano de grano duro ao molho de ervas frescas, cebola, tomate cereja, alho, manteiga de Batalha e vinho branco ao perfume de manjericão e salsinha.

PEIXADA ALAGOANA TRADICIONAL Peixe do dia em delicado caldo de leite de coco, macedônia de legumes, arroz de castanha de caju, ovo de codorna e pirão.

Sobremesas

TORTA DE CHOCOLATE Torta cremosa de chocolate com sorvete de tapioca e calda de cajutella*. 

TORTA CETIM Uma receita da minha avó Edla, lá dos anos 60. Delicada torta mousse de três leites, servida com banana brûlée, chantilly e um toque de canela.

PANNA COTTA TROPICAL Panna cotta de coco com coulis de pitanga do canal do sertão e crumble de castanha de caju caramelada.

TIRAMISU MARAGOGI Tiramisu de biscoito de Maragogi ao licor amaretto com ganache de chocolate meio amargo.

TARTE TATIN DE CAJU Tarte tatin de caju em passa com mel de caju e sorvete de manteiga de garrafa com flor de sal.

*Criação do chef Guga Rocha, cajutella é um creme de castanhas de caju torradas com cacau e leite.